Resumo:
|
PICCHI, J. P. (2010). Preparo e caracterização físico-química de um biocompósito à base de celulose associada à própolis. 71 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação Interunidades em Bioengenharia – Escola de Engenharia de São Carlos/ Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São
Paulo, São Carlos, 2010.
O desenvolvimento de novos materiais com fonte renovável, baixo custo, melhores propriedades físico-mecânicas e biodegradáveis tem se tornado o principal objetivo de muitas empresas e grupos de pesquisa. O objetivo deste trabalho foi preparar e caracterizar física, química e biologicamente um biocompósito à base de membrana de celulose com própolis. Foram preparadas membranas de celulose com própolis nas concentrações de 1,2%, 2,4% e 3,6%, secas e úmidas, realizados testes de caracterização através de Espectroscopia Vibracional na Região Infra-Vermelho, Difratometria de Raios-X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Análise Térmica [Calorimetria Exploratória Diferencial e Termogravimetria] e análise microbiológica para S. aureus. A presença de concentrações diferentes de própolis nas membranas foi identificada nos diversos métodos utilizados e através do ensaio antimicrobiano, a concentração mínima de 0,34% de própolis foi ativo à S. aureus. Portanto, os resultados obtidos são promissores para trabalhos futuros in vivo e possíveis aplicações médicas.
Palavras chaves: celulose, própolis, compósitos.
PICCHI, J. B. (2010). Preparation and physicochemical and biological characterization of a based cellulose biocomposite associated with propolis. 71 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia – Escola de Engenharia de São Carlos/ Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2010.
The development of new materials with renewable, low cost, better physical and mechanical
properties and biodegradable has become the main goal of many companies and research
groups. The aim of this work was to prepare and characterize physical, chemical and
biologically biocomposites based in a cellulose membrane with propolis. Cellulose
membranes were prepared with propolis at concentrations of 1.2%, 2.4% and 3.6%, wet and
dry tests performed characterization using vibrational spectroscopy Infra-Red, X-ray
Diffraction, Microscopy Scanning Electron, thermal analysis [differential scanning
calorimetry and thermogravimetric] and microbiological analysis for S. aureus. The presence
of different concentrations of propolis in the membranes was identified in various methods
used by testing and antimicrobial, the minimum concentration of 0.34% propolis was active at
St. aureus. Therefore, the results are promising for future studies in vivo and potential medical
applications.
Key words: cellulose, propolis, composites.
|