Doações PDF Imprimir E-mail

Você pode doar material para a Biblioteca. Para isso verifique o procedimento que segue.

Com base na Portaria GR Nº 3088, de 31 de outubro de 1997 que “Dispõe sobre diretrizes para ampliação dos acervos por aquisições, compra, permuta e doação – comodatos, empréstimos e depósitos de Conjuntos Notórios oferecidos para as Unidades e Órgãos de Integração da USP” e PGR Nº 3090 de 06 de novembro de 1997 que “Estabelece as Diretrizes para o Desenvolvimento de Acervos das Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo”, o Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos define os procedimentos para o recebimento de doação de material bibliográfico:

1. Toda doação deve ser precedida de consulta à Biblioteca sobre o interesse;

2. O doador deve enviar a relação do material para pré-seleção, em listagem única, com os seguintes dados:
  a) Livro: autor, título, edição, editora, volume e ano;
  b) Periódico: título, volume, número, mês e ano.

3. O material selecionado deve ser entregue na Biblioteca;

4. A Biblioteca, quando do recebimento da doação (com o material em mãos), tem autonomia para realizar a seleção qualitativa e quantitativa para incorporar, devolver, repassar ou descartar o material;

5. O processamento e a incorporação ao acervo são feitos de acordo com a capacidade de trabalho da equipe técnica;

6. São aceitos os materiais quando:
  a) O assunto estiver relacionado à Engenharia, Arquitetura e áreas afins;
  b) Completar o acervo, mediante incorporação de materiais relevantes, atualizados e completos;
  c) Necessitar de novos exemplares para atender à demanda;
  d) Suprir falhas de coleção;
  e) Substituir materiais danificados ou extraviados;
  f) Agregar materiais de valor histórico para a Instituição.

7. Não são aceitos materiais com as seguintes características:
  a) Obras danificadas ou em mau estado de conservação;
  b) Cópias reprográficas;
  c) Volumes de títulos que não constam do acervo e que não tenha assegurada a continuidade de recebimento;
  d) Volumes de coleções que não sejam mais utilizadas;
  e) Volumes de coleções “paralisadas” e que estejam disponíveis on-line;
  f) Idioma pouco acessível;
  g) Material com restrição de localização especial e de uso restrito.

8. Casos excepcionais serão discutidos pela Comissão de Biblioteca.

Aprovado pela Comissão de Biblioteca em 21 de março de 2007.

Contatos:
telefone: (16) 3373-9247

TERMO DE DOAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
SERVIÇO DE BIBLIOTECA

Doamos os documentos constantes da lista anexa ao Serviço de Biblioteca, de acordo com o item 4 de sua Política Interna para Desenvolvimento do Acervo – Doação, “...tem autonomia para realizar a seleção qualitativa e quantitativa para incorporar, devolver, repassar ou descartar o material”.

São Carlos, ___________ de __________________ de 200__.

Nome:

Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Centro