Atuação profissional do Engenheiro Aeronáutico

E-mail Imprimir PDF

A Engenharia Aeronáutica difere fundamentalmente de outras Engenharias por ser voltada para o projeto e desenvolvimento exclusivo de um veículo muito especial: a aeronave.

O currículo de um curso de Engenharia Aeronáutica deve ser diferente dos demais para atender a esse fato específico. O currículo deve integrar tecnologias básicas, tais como aerodinâmica, propulsão, estabilidade, controle, etc., focados e integrados para o projeto e desenvolvimento de uma aeronave.

O avião, para ser viável, deve também reunir certos critérios envolvendo: fabricação, custos de manutenção, custos de operação e vida útil. Deve, também, considerar efeitos no meio ambiente, requisitos legais. O Engenheiro Aeronáutico deve ter a habilidade de projetar, testar, fabricar, operar, manter e reduzir o impacto ambiental. Deve possuir autoconfiança (atividade de risco), senso de responsabilidade, ética profissional, honestidade; conhecer materiais especiais e suas aplicações, ter criatividade e controle emocional voltados para uma aplicação específica: a aeronave.