Regressão linear múltipla em empresa produtora de bens de consumo

(MATTAR,2001) Uma empresa produtora de bens de consumo de massa levantou um histórico de dez anos das vendas, em milhares de unidades, de um produto e os investimentos, em milhões de reais, em comunicação( propaganda, promoção de vendas, etc.) e o número de vendedores para o mesmo produto. Os resultados desse levantamento estão na tabela B3.1.

Variável resposta - dependente

Y = Tempo de entrega de um pedido

Variáveis explicativas - Independentes

X1 = disponibilidade de material

X2 = Quebra de equipamento

X3 = previsão de vendas

X4 = Entrega de material

Tabela B3. 4Dados para aplicação de Regressão Múltipla Fonte: Mattar, 2001

Ano Comunicação X (milhões de reais) Número de vendedores (Z)

Vendas (Y)

Milhares de unidades

1983 9,5 10 95
1984 6,5 8 60
1985 7,0 9 60
1986 8,0 12 80
1987 7,5 15 80
1988 8,5 11 80
1989 7,5 13 85
1990 5,5 7 60
1991 8,0 15 85
1993 6,0 10 65

Note que a variável resposta (Y) são as vendas em milhares de unidades e as variáveis explicativas são o investimento em comunicação (X) e o número de vendedores (Z). Neste estudo deseja-se verificar uma relação de dependência entre as variáveis. O estudo é univariado, pois tem uma única variável resposta e múltiplo, pois tem-se duas variáveis explicativas ou independentes.

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