(MATTAR,2001) Uma empresa produtora de bens de consumo de massa levantou um histórico de dez anos das vendas, em milhares de unidades, de um produto e os investimentos, em milhões de reais, em comunicação( propaganda, promoção de vendas, etc.) e o número de vendedores para o mesmo produto. Os resultados desse levantamento estão na tabela B3.1.
Variável resposta - dependente
Y = Tempo de entrega de um pedido
Variáveis explicativas - Independentes
X1 = disponibilidade de material
X2 = Quebra de equipamento
X3 = previsão de vendas
X4 = Entrega de material
Tabela B3. 4Dados para aplicação de Regressão Múltipla Fonte: Mattar, 2001
Ano | Comunicação X (milhões de reais) | Número de vendedores (Z) |
Vendas (Y) Milhares de unidades |
1983 | 9,5 | 10 | 95 |
1984 | 6,5 | 8 | 60 |
1985 | 7,0 | 9 | 60 |
1986 | 8,0 | 12 | 80 |
1987 | 7,5 | 15 | 80 |
1988 | 8,5 | 11 | 80 |
1989 | 7,5 | 13 | 85 |
1990 | 5,5 | 7 | 60 |
1991 | 8,0 | 15 | 85 |
1993 | 6,0 | 10 | 65 |
Note que a variável resposta (Y) são as vendas em milhares de unidades e as variáveis explicativas são o investimento em comunicação (X) e o número de vendedores (Z). Neste estudo deseja-se verificar uma relação de dependência entre as variáveis. O estudo é univariado, pois tem uma única variável resposta e múltiplo, pois tem-se duas variáveis explicativas ou independentes.