Coeficiente de correlação de Pearson
O Coeficiente de correlação de Pearson (r) é uma medida adimensional que pode assumir valores no intervalo entre -1 e +1.
O coeficiente mede a intensidade e a direção de relações lineares. A intensidade diz respeito ao grau de relacionamento entre duas variáveis. Quanto mais próximo dos extremos do intervalo, (-1 e +1) mais forte é a correlação. Quanto mais próximo do centro do intervalo, zero, mas fraca é a correlação linear.
A direção diz respeito ao tipo de correlação. Correlação positiva ou direta (r>0) representa que os valores altos de uma variável correspondem a valores altos da outra variável.
Correlação negativa ou inversa representa que valores altos de uma das variáveis correspondem a valores baixos de outra.
Pode-se supor a título de exemplo, que entre as variáveis peso da carga de um caminhão e consumo de combustível o coeficiente r=+0,80. Indicando uma correlação direta, quanto maior o peso maior o consumo e moderada forte uma vez que 0,80 está próximo do extremo +1.
Em outro exemplo, pode-se supor que a quantidade de borrachas em pneus e a quilometragem por eles percorrida resulte num coeficiente r=-0,92. Indicando que há uma correlação inversa, quanto maior a quilometragem maior o desgaste e forte (valor de -0,92 está muito próximo de -1).