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Tema:
A reinvenção da aula
expositiva
São Carlos, 25 e 26/08/2012
(sábado à tarde e domingo de manhã)
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Ensinar a ensinar
Está fazendo 20 anos a
atividade de ensinar a ensinar exercida pelo Prof. Cintra, no Departamento de Geotecnia da
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
No início era restrita aos pós-graduandos em Geotecnia, no âmbito da disciplina
Seminários Gerais em Geotecnia, com o propósito de fazer a preparação dos alunos
para as apresentações orais públicas dos tipos seminários, palestras, exames de
qualificação e defesas de tese.
Com a evolução dessa
atividade,
no ano de 2000 foi criada uma segunda disciplina, Técnica de Apresentação de
Seminários, para os doutorandos em Geotecnia, ficando a outra para os mestrandos. Coincidentemente, nesse mesmo ano a CAPES instituiu a
obrigatoriedade de uma preparação pedagógica aos seus bolsistas. Assim, a
disciplina de Técnica passou a receber alunos dos demais programas de
pós-graduação da EESC-USP, do Interunidades em Bioengenharia (EESC/FMRP/IQSC-USP) e,
posteriormente, da FZEA-USP, de Pirassununga.
Ambas as disciplinas foram
consideradas válidas para o PAE, o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino, criado
na USP em 2002.
Reformulação importante
ocorreu em 2009, com a substituição da disciplina de Técnica por outra, Didática
e Oratória no Ensino Superior, para abranger uma preparação para a docência
universitária. A partir daí, tornou-se expressiva a matrícula de pós-graduandos
de outras universidades, sobretudo da UFSCar.
Nesses 20 anos, o Prof.
Cintra teve quase 800 alunos, nessas três disciplinas. Realizada uma estatística
parcial desse alunado, considerando apenas os 120 alunos de Didática e Oratória no Superior
(turmas de 2009 a 2012), foram
encontrados os seguintes resultados:
1º) Esses alunos obtiveram
a graduação em 29 diferentes áreas: Administração, Agronomia, Arquitetura,
Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental,
Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia
Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia,
Geologia, Jornalismo, Marketing, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia,
Publicidade e Propaganda, Química, Terapia Ocupacional e Zootecnia, de 65 universidades de 15
estados brasileiros e três países estrangeiros (Chile, Irã e Peru). Obs.: Em outras
turmas havia alunos de outros sete estados e outros oito países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Honduras,
Moçambique, Paraguai, Portugal e Uruguai).
2º) Esses 120 alunos eram
oriundos de 25 diferentes programas de pós-graduação: EESC-USP (Ciências
da Engenharia Ambiental, Engenharia de Estruturas, Engenharia de Materiais,
Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Geotecnia, Hidráulica e
Saneamento), EESC/FMRP/IQSC-USP (Bioengenharia), EERP-USP (Enfermagem), ESALQ-USP (Ciência
Animal e Pastagens), FZEA-USP (Engenharia
de Alimentos, Zootecnia), IAU-USP (Arquitetura e
Urbanismo), IFSC-USP (Física Básica, Física Computacional), IQSC-USP (Química Analítica), UFSCar (Ciências
Políticas, Educação Especial,
Engenharia Química, Fisioterapia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional, Ciência da Tecnologia
Social), e UNESP/Jaboticabal (Zootecnia).
Promoção e
Realização:
Departamento de Geotecnia da EESC-USP
Colaboração:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Prefeitura do Campus USP de São Carlos
Sinpro SP - Sindicato dos Professores de São
Paulo
UNIMED São Carlos
Apoio:
Patrocínio:
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