CEU-Congresso de Ensino Universitário

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Tema:

A reinvenção da aula expositiva

São Carlos, 25 e 26/08/2012

(sábado à tarde e domingo de manhã)
 

Ensinar a ensinar

Está fazendo 20 anos a atividade de ensinar a ensinar exercida pelo Prof. Cintra, no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.

No início era restrita aos pós-graduandos em Geotecnia, no âmbito da disciplina Seminários Gerais em Geotecnia, com o propósito de fazer a preparação dos alunos para as apresentações orais públicas dos tipos seminários, palestras, exames de qualificação e defesas de tese.

Com a evolução dessa atividade, no ano de 2000 foi criada uma segunda disciplina, Técnica de Apresentação de Seminários, para os doutorandos em Geotecnia, ficando a outra para os mestrandos. Coincidentemente, nesse mesmo ano a CAPES instituiu a obrigatoriedade de uma preparação pedagógica aos seus bolsistas. Assim, a disciplina de Técnica passou a receber alunos dos demais programas de pós-graduação da EESC-USP, do Interunidades em Bioengenharia (EESC/FMRP/IQSC-USP) e, posteriormente, da FZEA-USP, de Pirassununga.

Ambas as disciplinas foram consideradas válidas para o PAE, o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino, criado na USP em 2002. 

Reformulação importante ocorreu em 2009, com a substituição da disciplina de Técnica por outra, Didática e Oratória no Ensino Superior, para abranger uma preparação para a docência universitária. A partir daí, tornou-se expressiva a matrícula de pós-graduandos de outras universidades, sobretudo da UFSCar.

Nesses 20 anos, o Prof. Cintra teve quase 800 alunos, nessas três disciplinas. Realizada uma estatística parcial desse alunado,  considerando apenas os 120 alunos de Didática e Oratória no Superior (turmas de 2009 a 2012), foram encontrados os seguintes resultados:

1º) Esses alunos obtiveram a graduação em 29 diferentes áreas: Administração, Agronomia, Arquitetura, Biblioteconomia, Biologia, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geologia, Jornalismo, Marketing, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Publicidade  e Propaganda, Química, Terapia Ocupacional e Zootecnia, de 65 universidades de 15 estados brasileiros e três países estrangeiros (Chile, Irã e Peru). Obs.: Em outras turmas havia alunos de outros sete estados e outros oito países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Honduras, Moçambique, Paraguai, Portugal e Uruguai). 

2º) Esses 120 alunos eram oriundos de 25 diferentes programas de pós-graduação: EESC-USP (Ciências da Engenharia Ambiental, Engenharia de Estruturas, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Geotecnia, Hidráulica e Saneamento), EESC/FMRP/IQSC-USP (Bioengenharia),  EERP-USP (Enfermagem), ESALQ-USP (Ciência Animal e Pastagens), FZEA-USP (Engenharia de Alimentos, Zootecnia), IAU-USP (Arquitetura e Urbanismo), IFSC-USP (Física Básica, Física Computacional), IQSC-USP (Química Analítica), UFSCar (Ciências Políticas, Educação Especial, Engenharia Química, Fisioterapia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional, Ciência da Tecnologia Social), e UNESP/Jaboticabal (Zootecnia).

Promoção e Realização:

Departamento de Geotecnia da EESC-USP

Colaboração:

Centro Cultural da USP de São Carlos

Prefeitura do Campus USP de São Carlos

Sinpro SP - Sindicato dos Professores de São Paulo

UNIMED São Carlos

Apoio:



EESC-USP

 

 

 

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