Protótipos


      O grupo SENA possui atualmente três protótipos funcionais, tendo focos diferentes em cada um deles.

      Para testes e demonstrações em pequena escala, utilizamos a Navalha, um protótipo originado de um quadricíclo elétrico infantil.

      O protótipo Navalha possui dimensões limitadas por um paralelepípedo de 0,6 x 1,2 x 0,7 m. Toda sua eletrônica foi desenvolvida pelo grupo, de forma modular e adaptável. Assim, dentro das limitações físicas do protótipo, é possível fazer testes de novos algoritmos, sensores ou conceitos, além de demonstrações sem a necessidade de mobilizar algum dos outros dois protótipos que são de porte maior.

      O grupo tem também disponível, um Fiat Pálio batizado como Michael. No Michael, além do desenvolvimento dos algoritmos de navegação, pretende-se fazer também o desenvolvimento de sistemas eletro-mecânicos que possibilitem um bom funcionamento do sistema.

      O terceiro protótipo do grupo é um Fiat Stilo 1.8 Dual-logic e é chamado de Gisa. Nesse protótipo, toda a atuação mecânica sobre o carro pode ser feita diretamente na rede CAN já disponível no veículo. Isso permite que haja um foco exclusivo nos algoritmos autônomos de navegação.