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Pesquisa de mercado

O mercado atual exige que as empresas obtenham uma quantidade maior de informações e com mais qualidade para que tenham condições de competir. Isso ocorre devido a mudanças nas necessidades dos clientes, os quais se tornam a cada dia mais sofisticados, além disso, a concorrência é mais acirrada, o que faz necessário que as informações sejam obtidas de forma ágil para chegar ao objetivo almejado. As decisões não podem mais ser baseadas em intuições, opiniões ou por escolhas aleatórias, isso aumenta muito os riscos das operações da empresa, a empresa deve formar suas estratégias e tomar decisões com base em fatos, sendo assim as informações obtidas pela pesquisa de mercado são essenciais para a manutenção da empresa de forma competitiva, para que possa definir estratégias de forma a atender eficientemente os clientes e tomar vantagem frente aos concorrentes.

A pesquisa de mercado pode ser definida por quatro passos, sendo estes:

  • a identificação,
  • coleta,
  • análise e
  • disseminação de informações.

Logo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta focada na obtenção de dados precisos e relevantes para a identificação de problemas ou oportunidades para a empresa, assim esta pode traçar suas estratégias e tomar decisões que mantenham a competitividade, pois permite que a empresa esteja sempre alinhada às novidades do mercado e às necessidades dos clientes.

A pesquisa utiliza o método científico, já que os dados obtidos são para testar alguma hipótese. Além disso, esta deve ser totalmente imparcial para que os resultados sejam precisos e reflitam uma situação real, sendo essa uma questão com sérias implicações éticas caso influências políticas ou pessoais interfiram na pesquisa.

O processo de pesquisa de mercado é bem sistematizado, cada fase deve ser bem planejada e bem documentada, a segmentação usual desse processo é feita em seis etapas: definição do problema; desenvolvimento de uma abordagem; formulação da concepção de pesquisa; trabalho de campo ou coleta de dados; preparação e análise dos dados e preparação e apresentação do relatório.

A definição do problema é a primeira fase do processo de pesquisa de mercado e como tal, é o momento de se levantar a finalidade da pesquisa, o que será necessário obter e qual será o uso dos resultados. O desenvolvimento de uma abordagem é a fase em que se decidem quais métodos e práticas serão utilizados na pesquisa.

Em seguida chega-se à formulação da concepção de pesquisa, no qual se deve detalhar os procedimentos que serão utilizados, fazer pesquisas qualitativas, definir as variáveis, elaborar um questionário, definir como será feita a mensuração das análises, quem e quantos serão os entrevistados e determinar como será realizada a análise dos dados.

Enfim, faz-se a coleta de dados, quando necessário, seja por entrevistas pessoais, por telefone, correio ou internet. A próxima etapa é a de preparação e análise dos dados, ou seja, deve-se editar os dados obtidos de forma que eles transmitam informações sobre o problema, em seguida essas informações devem ser armazenadas.

Por fim, acontece a preparação e apresentação do relatório, assim todo o processo realizado e as informações obtidas devem ser organizadas e registradas em um relatório, o qual deve contribuir prontamente ao processo decisório, também deve ser feito uma apresentação para a gerência com o objetivo de esclarecer melhor os resultados obtidos, para isso deve-se utilizar de tabelas, gráficos e ilustrações.