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Classificação da pesquisa

As pesquisas de mercado são classificadas de acordo com o objetivo de sua realização e através desse critério são dividas em pesquisas para identificar e pesquisas para resolver problemas.

As pesquisas para identificar problemas são aquelas direcionadas para buscar problemas que possam não estar visíveis de forma clara, porém estes problemas existem ou podem existir, sendo muito importante a sua identificação antes de tomarem grandes proporções. Essas pesquisas podem ser para avaliar potencial de mercado, participação de mercado, imagem, características de mercado, análise de vendas, previsão ou tendência de negócios. Além disso, esse tipo de pesquisa pode encontrar oportunidades, como por exemplo, ao avaliar uma tendência, pode-se perceber uma mudança de comportamento dos consumidores e assim, tomar decisões para atender a essas mudanças.

O segundo tipo de pesquisas ocorre após a identificação dos problemas e é direcionada para a solução destes. Ao encontrar problemas ou oportunidades necessitamos de realizar pesquisas que tragam informações para se chegar a decisões concretas dos procedimentos que serão adotados, seja para solucionar o problema ou para aproveitar uma oportunidade. Podem ser pesquisas de segmentação, produto, preço, promoção ou distribuição. Uma pesquisa de produto, por exemplo, pode ser direcionada para testar um conceito ou então verificar a apreciação de modificações no produto, o que trará informações para solucionar problemas dessa espécie.
É válido ressaltar que apesar de existir essa classificação, a qual se mostra útil tanto no conceito quanto na pratica, as pesquisas de identificação e solução de problemas estão agregadas, sendo na maior parte dos casos dependentes uma da outra.
Outro critério de classificação é utilizado para classificar os tipos de fornecedores dessas pesquisas de mercado. Fornecedores são aqueles que proporcionam a maior parte das informações necessárias para tomar as decisões.

Assim, estes são classificados em internos ou externos. Os fornecedores internos são departamentos de pesquisa de mercado dentro da própria empresa, estes departamentos geralmente são responsáveis pela parte estratégica das pesquisas. Os fornecedores externos são empresas independentes especializadas em prestar serviços de pesquisas de mercado, muitas vezes essas empresas são contratadas pelos fornecedores internos para prestar serviços específicos de pesquisa.