Preparação e apresentação do relatório

A preparação e análise do relatório é a última etapa da pesquisa de mercado. As informações devem ser preparadas para que os clientes possam entender e tomar decisões a partir dos resultados apresentados.

Interpretação, conclusões e recomendações

Os dados estatísticos devem ser apresentados de forma a orientar diretamente a tomada de decisões. Antes de redigir o relatório o pesquisador deve discutir os resultados obtidos com os tomadores de decisões, para assegurar que o relatório atenda as necessidades do cliente. Sempre que possível o pesquisador deve tomar conclusões e dar recomendações possíveis de serem realizadas.

Preparação do relatório

A preparação do relatório depende das características do pesquisador e dos tomadores de decisão que o receberão, entretanto há normas básicas para organizar, redigir e formatar o relatório. O relatório deve conter página de título, carta de autorização, sumário, resumo executivo, definição do problema, abordagem do problema, concepção da pesquisa, análise de dados, resultados, limitações e advertências e conclusões e recomendações.

Apresentação verbal

A apresentação deve ser bem planejada e ensaiada. É interessante utilizar recursos visuais para apresentar os resultados e interagir com o público da apresentação e deve-se abrir espaço para os clientes fazerem os questionamentos que acharem necessários. A apresentação deve ter um fim bem definido e em seguida deve-se dar tempo para que os clientes leiam o relatório.

Leitura do relatório pelo cliente

O relatório deve ser redigido para que o cliente possa entender detalhadamente o problema e sua solução e usar essas informações como recurso para tomar suas decisões. A Fundação de Pesquisa em Propaganda criou normas para a leitura do relatório que destacam os seguintes tópicos: enfrentar o problema, concepção da pesquisa, execução dos procedimentos da pesquisa, números e estatísticas, interpretações e conclusões, possibilidade de generalização e apresentação.

Acompanhamento da pesquisa

Após a apresentação do relatório o pesquisador deve dar assistência ao cliente, para ajudá-lo a entender e implementar os resultados, além disso o projeto de pesquisa de mercado deve ser avaliado pelo pesquisador.