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Identificação

A fase de identificação é uma preparação para a realização da pesquisa. Esta fase pode ser dividida em três partes: definição do problema, desenvolvimento de uma abordagem e formulação da concepção de pesquisa. O resultado desta fase será um problema definido, a forma como ele será abordado na pesquisa e todo o planejamento da pesquisa.

Definição do problema

A definição do problema de pesquisa é essencial para a sua realização, pois é a partir dela que será definida a abordagem e concepção da pesquisa. O problema deve ser definido com a ajuda dos tomadores decisões e de especialistas do setor. Para auxiliar na definição pode-se utilizar dados secundários e realizar pesquisas quantitativas. O enunciado deve ser amplo, porém deve ter componentes específicos.

Desenvolvimento de uma abrodagem

No processo de desenvolvimento de uma abordagem, o objetivo final é formular a estrutura objetiva/teórica, o modelo analítico, questões de pesquisa, hipóteses e especificar as informações necessárias.

Formulação da concepção de pesquisa

A concepção de pesquisa é a estrutura do projeto de pesquisa de mercado. Ela contém os detalhes dos procedimentos para obter as informações necessárias para estruturar e resolver o problema. As pesquisas podem ser classificadas conforme seu objetivo em exploratórias ou conclusivas, sendo que as conclusivas podem ser classificadas em descritivas ou causais, esta classificação é útil para formular a concepção de cada tipo de pesquisa. O resultado da concepção de pesquisa será minimizar as fontes potenciais de erros, elaborar o orçamento e a programação do projeto e descrever a proposta da pesquisa de mercado.