Preparação e análise dos dados

O processo de preparação e análise dos dados deve ser realizado de acordo com o que foi descrito na concepção da pesquisa. As atividades desse processo são a verificação do questionário, a editoração, a codificação, a transcrição, a depuração dos dados, o ajuste estatístico dos dados e a seleção de uma estratégia de análise dos dados.

Verificação do questionário

Os questionários devem ser avaliados quanto à sua completude e quanto à qualidade da entrevista. Essa verificação pode ocorrer enquanto o trabalho de campo ainda estiver em andamento. Os questionários podem ser rejeitados por alguns critérios como: partes incompletas, padrão de respostas indica que as instruções não foram seguidas, pequena variância das respostas, falta de páginas, questionário recebido fora do prazo e questionário de pessoas não qualificadas para responderem a pesquisa.

Editoração

A editoração é a revisão dos questionários para aumentar sua exatidão e precisão. São verificadas inconsistências, respostas ilegíveis, ambigüidades e incompletudes. Para resolver o problema de questionários com respostas insatisfatórias o pesquisador pode retornar ao campo para obter as informações necessárias, completar os valores faltantes ou eliminar o entrevistado da pesquisa.

Codificação

A codificação consiste em atribuir códigos para as respostas do questionário. Para questões estruturadas essa atribuição é fácil, pois as opções são previamente determinadas e a codificação pode ser feita antes do trabalho de campo. Para questões não estruturadas é necessário esperar o trabalho de campo e analisar as respostas do questionário, separando em categorias as respostas semelhantes, com base nessas categorias deve-se atribuir os códigos às respostas. Após esse trabalho é possível elaborar um livro de códigos, em que todos os códigos para as respostas possíveis são registrados, o que facilita a leitura dos questionários.

Transcrição

A transcrição é a transferência dos dados codificados para um sistema computadorizado. Ela pode ser realizada através da digitação, escaneamento ótico ou por análise sensorial computadorizada. A escolha do melhor método depende do tipo de entrevista e da disponibilidade de tecnologia. A digitação é o método mais suscetível a erros e é o que demanda mais tempo, os outros dois métodos são rápidos e mais confiáveis, mas dependem de formulários específicos e de tecnologia para a leitura destes.

Depuração dos dados

A depuração dos dados é uma verificação detalhada da consistência dos questionários e o tratamento das respostas faltantes. Essa depuração é feita com o auxílio de softwares como o Excel, o qual pode ser programado para encontrar respostas que não estão entre as opções possíveis, ou mesmo a ausência de respostas. Em seguida, deve-se analisar qual a melhor forma de proceder com as respostas faltantes ou inconsistentes, é possível substituir a resposta por um valor neutro, substituir por uma resposta já imputada, eliminar o entrevistado ou eliminar apenas a parte do questionário que está incompleta.

Ajuste estatístico dos dados

Os ajustes estatísticos dos dados são realizados a fim de melhorar a qualidade da análise dos dados, mas nem sempre são necessários. Existem três tipos de processos de ajustes estatísticos, a ponderação, a reespecificação das variáveis e a transformação de escala.

Seleção de uma estratégia de análise dos dados

A escolha de uma estratégia para analisar os dados deve ser baseada em características conhecidas dos dados, nas propriedades das técnicas estatísticas e na formação do pesquisador. Assim, a escolha da técnica estatística deve estar de acordo com os objetivos da pesquisa.